Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

FREGUESIA DE SANTIAGO ALHARIZ - VALPAÇOS

Freguesia do circulo eleitoral de Valpaços

FREGUESIA DE SANTIAGO ALHARIZ - VALPAÇOS

Freguesia do circulo eleitoral de Valpaços

29.09.10

Valpaços - Município quer equipamentos sociais em todas as freguesias


AJREIS

 

 

Os Lares de Idosos de Santiago de Ribeira de Alhariz e Sonim, e os Centros de Dia de Santa Valha e Possacos são os mais recentes exemplos de equipamentos sociais que proliferam no concelho. A autarquia valpacense pretende que, no mínimo, todas as sedes de freguesia…

…disponham de um equipamento social de apoio aos idosos. A edilidade tem, em alguns casos, custeado a totalidade do investimento e, por norma, a gestão é entregue à Santa Casa da Misericórdia de Valpaços, que estabelece os protocolos com a Segurança Social, para que os utentes possam usufruir do espaço a um custo mais reduzido.

O Lar de Santiago de Ribeira de Alhariz é uma das mais recentes obras e vai, numa primeira fase, dar guarida a 16 idosos. O edifício traduziu-se num investimento de cerca de 750 mil euros, suportado pela autarquia valpacense e em 75% pelo programa ON2 - Programa Operacional Regional do Norte - instrumento financeiro de apoio ao desenvolvimento regional do Norte de Portugal.

 “Equipamentos sociais para não desenraizar população idosa”

Segundo Francisco Tavares, Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, “estamos a trabalhar para que, no mínimo, todas as sedes de freguesia disponham de equipamentos, com todas as condições, para dar guarida aos nossos idosos. Preocupa-nos o seu bem-estar físico e também psicológico, sendo exemplo o Projecto Afectos, em prática pelo terceiro ano consecutivo”.

Também Normando Vieira, Director de Departamento da Acção Social, Cultura e Desporto da autarquia, defende que o objectivo pretende “não desenraizar os utentes da sua terra natal. Permitir-lhes que possam ir às suas casas, ser visitados pelos familiares, no fundo ser um prolongamento da sua habitação para não sentirem o trauma de deixar a sua casa”.