Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

FREGUESIA DE SANTIAGO ALHARIZ - VALPAÇOS

Freguesia do circulo eleitoral de Valpaços

FREGUESIA DE SANTIAGO ALHARIZ - VALPAÇOS

Freguesia do circulo eleitoral de Valpaços

17.09.10

Que responsabilidade tem a Junta de Freguesia?


AJREIS

 

 

Video fotos de Santiago R. Alhariz

 

A Junta de Freguesia é um organismo do Estado e o primeiro pilar administrativo a funcionar junto das populações.

 

A actual lista da Junta de Freguesia de Santiago R. Alhariz, gere os destinos da Junta já lá vai quase uma década, poder-se-á dizer que a gerência no geral tem sido positiva. Nestas andanças, o povo pede sempre muito mais, é como quem tem sede e bebe água salgada, nunca fica saciado. No entanto lá diz o velho ditado que o Povo tem sempre razão. - Se recebem dinheiro aonde é gasto? A pergunta tem sempre a mesma resposta: para o bem-estar do Povo ou sabe-se lá…

É claro que esse dinheiro é, ou devia ser, utilizado para o desenvolvimento local de todas as aldeias que compõem esta freguesia, não podendo haver excepções ou compadrios, dando sempre prioridade ao que é prioritário, toda a gente sabe disso.

 

 

Que intervenção no espaço público ou Rural tem tido a Junta de Freguesia de Santiago?

 

A intervenção no espaço público é mais uma das muitas facetas que uma Junta de Freguesia tem que dar a máxima prioridade. É a Junta que tem que estar no terreno e estar atenta aos grandes ou pequenos desafios. Uma Junta de Freguesia, tem que estar próxima da população, deverá ser a primeira instância autárquica a intervir. É para isso que têm delegações de competências das C.M.

No que se refere ao saneamento básico, muita coisa foi já feito. Foi operado pelas autoridades locais um verdadeiro milagre, não sei se já todas as aldeias da freguesia gozam deste beneficio, esperamos que sim…  

 

Socialmente, qual foi o maior desafio na Freguesia da junta de Santiago?

 

O maior desafio na nossa Freguesia, foi sem dúvida o Saneamento básico e o apoio à população idosa que vive sozinha, a Misericórdia de Valpaços está de Parabéns, os idosos que vivem isolados já têm um nível de vida razoável, embora exista ainda a chamada pobreza envergonhada.

Focaliza-se de forma meritória o esforço que esta Junta fez para que o Lar de Idosos de Santiago fosse um êxito na Freguesia. Localizado na Freguesia de Santiago, embora já inaugurado mas sem estar ainda a funcionar, aguardamos serenos pelo êxito pleno deste evento e que o apoio financeiro das instituições oficiais nunca falte.

Parabéns a todos aqueles que se esforçaram para que tudo isto fosse verdade, que o futuro seja sorridente para todos aqueles que acreditaram neste projecto.

 

 

Uma palavra e um apelo ao Sr. Presidente da Câmara de Valpaços:


 

- Sr. presidente, sabemos que é hora de poupança, dizem os antigos que saber poupar evita males maiores, mas o Sr. Presidente acha justo uma aldeia ficar na escuridão total a partir da uma hora da manhã, (ex. Paradela), por falta de iluminação pública, quando é precisamente a hora que o ladrão espreita a sua vitima?

O sr. Presidente acha justo que as suas Aldeias fiquem à mercê da mão alheia…Só porque não há luz Pública por ordem do Sr. Presidente da Câmara? Diz o velho ditado que "A ocasião faz o ladrão" e neste caso só não faz se o ladrão não quizer? Poupar sim mas não assim. Espero que faça alguma coisa sobre este assunto e reponha o bem-estar dos seus munícipes, muitos deles vulneráveis e idosos que necessitam de segurança e alguma luz que ilumine as suas casas no exterior, o tempo da candeia Sr. Presidente já acabou há muito tempo. Acabe com esta vergonha Sr. Presidente  Dr. FranciscoTavares, acreditamos no seu bom senso e no seu sentido de justiça para todos...Obrigado.

 

opinião de AJR